Foto: Brasil123
Famílias de algumas capitais brasileiras já podem pedir o kit antena digital. Confira as regras e saiba como garantir o acesso para não sair no prejuízo.  O kit antena digital é um benefício voltado para as famílias que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.


As mudanças são necessárias graças à interferência do sinal 5G, a nova geração da internet móvel que já é realidade em algumas capitais. Veja como saber se você tem direito ao kit antena digital.

A previsão do governo é de que todas as famílias troquem os modelos antigos pelo novo até 2026. Atualmente mais de 20 milhões de brasileiros acompanham o sinal aberto e gratuito via satélite na Banda C, mas ele irá migrar para o 5G. Dessa forma, algumas mudanças que não poderiam sair do bolso do cidadão precisaram ser feitas.

Kit antena digital
Os novos kits buscam garantir que as famílias tenham uma melhor qualidade de som e imagem. Sem a interferência provocada pelo sinal 5G. Além disso, é gratuito, logo não há qualquer cobrança. Até mesmo a instalação é garantida. A princípio somente os moradores das capitais com sinal 5G podem solicitar o benefício. Veja a relação abaixo:

    Brasília;
    Belo Horizonte;
    João Pessoa;
    Porto Alegre;
    São Paulo;
    Curitiba;
    Goiânia;
    Salvador;
    Aracaju;
    Boa Vista;
    Campo Grande;
    Cuiabá;
    Maceió;
    São Luís;
    Teresina.

Dessa forma, apontamos que a liberação dos kits será gradual. Ao trocar a parabólica e o conversor, as famílias passam a contar com a transmissão de TV digital, então terão acesso a um sinal de qualidade de imagem e som.

Esse benefício é garantido pelo Ministério das Comunicações. A mudança dos aparelhos começou em agosto deste ano. Para ter acesso ao kit, além de ter o CadÚnico, as pessoas devem já ser contempladas por algum programa social, como é o caso do Auxílio Brasil.

É exigido ainda que a família tenha pelo menos uma antena parabólica funcionando, ou seja, o aparelho não pode ter defeito. Para solicitar o novo recurso, é preciso realizar um agendamento no site Siga Antenado. Quando essa etapa for finalizada, não há mais o que fazer, exceto acompanhar a visita do técnico na residência.