Foto: Metrópoles
O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (21) que pretende lançar o Pix Automático em abril de 2024. Com ele, será possível realizar pagamentos recorrentes de forma automática, como contas de água, energia, academias, plataformas de streaming, entre outros.

No entanto, o usuário deverá conceder uma autorização prévia. A partir disso, os pagamentos serão programados para serem realizados automaticamente, sem a necessidade de autenticação a cada transação. Dessa forma, a autorização poderá ser realizada por meio do aplicativo do banco, QR Code ou Pix Copia e Cola. A autorização poderá ser cancelada a qualquer momento.

Novidade será disponibilizada para empresas
De acordo com a Banco Central, a nova modalidade do pix será disponibilizado para empresas de qualquer segmento ou porte.


“A novidade irá ampliar o leque de alternativas disponíveis para que empresas de todos os tipos e segmentos recebam seus pagamentos recorrentes. Atualmente, o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis à parte relevante da população”, afirma o anúncio divulgado pelo BC.

Desse modo, o pix automático será gratuito para o pagador, com as empresas sendo tarifadas no momento do recebimento. Ademais, o pagador terá a opção de limitar o valor da parcela a ser debitada. Por fim, o lançamento da nova modalidade foi discutido nesta segunda (19), durante a 19ª Reunião Plenária do Fórum Pix.

De acordo com o cronograma, a previsão de divulgação das regras acontecerá em setembro de 2023. O desenvolvimento dos sistemas está previsto de outubro deste ano até fevereiro de 2024. Por fim, os testes serão realizados em março de 2024, com lançamento em abril de 2024.

Termos Buscados:
  • banco central limite pix
  • pix banco do brasil limite
  • o que é pix e como funciona
  • o que pix
  • limite pix banco central
  • pix funciona fora do brasil
  • pagamento pix