Foto: https://detalhes.net/
O Banco Central autorizou o uso do WhatsApp Pay para pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pago para empresas dentro do aplicativo. Antes da mudança, a liberação era de transferências apenas entre pessoas físicas. Mas o acesso à mudança não é imediato. Entenda.


A autorização foi dada pelo BC nesta quinta-feira (2). Agora o WhatsApp fica liberado para disponibilizar o recurso aos usuários da plataforma de mensagens. A intenção é trazer ainda mais praticidade e melhorar a experiência daqueles que fazem compras pelo app.

Pagamentos no WhatsApp
O acesso o serviço não será de imediato. O motivo é que, antes de liberar o uso, será preciso comunicar os parceiros do aplicativo com pelo menos 30 dias de antecedência. É uma medida que respeita os princípios regulatórios relacionados à concorrência e não discriminação, segundo explica o Banco Central.

O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, comemorou a liberação e afirmou que o recurso será lançado em breve. Assim que respeitado o prazo de comunicação aos parceiros, o pagamento de produtos e serviços usando cartões Mastercard e Visa será liberado por meio do WhatsApp.

A expectativa é que a mudança tenha um impacto positivo para os usuários, em especial para as pequenas e médias empresas. Isso porque antes da mudança, os pagamentos por meio do WhatsApp só eram permitidos entre pessoas físicas.

O serviço entre os usuários está disponível desde junho de 2021 no Brasil. Na época do lançamento do pagamento pelo WhatsApp, a liberação foi gradual. Quem tinha acesso e fazia algum pagamento por meio do app fazia um convite a quem recebia o dinheiro, de forma automática.

Ajuda nos pagamentos
Agora, com a autorização do Banco Central, a possibilidade de pagamentos no WhatsApp para empresas vai garantir mais facilidade e simplicidade para os usuários.

Isso deve estimular ainda mais as vendas de produtos e serviços, melhorando os resultados de diversos negócios que usam o aplicativo para divulgar, por exemplo, promoções e novidades.