Foto: JC Concursos
O ano de 2023 trouxe consigo uma gama de oportunidades para aqueles que almejam conquistar uma vaga por meio de um concurso público, por exemplo. No momento, há uma série de editais abertos para diversas áreas. Para os concurseiros, esse cenário proporciona uma excelente chance de alcançar aquele tão sonhado cargo.


Quem é iniciante no mundo dos concursos poderá encontrar um processo desafiador, que demanda horas de estudo, preparação e dedicação. Mas com as estratégias e orientações corretas, é possível percorrer esse caminho de forma promissora, sempre em busca da aprovação. Confira dicas ao longo do texto para se preparar melhor.

Dicas para iniciantes se preparar para concurso público

De acordo com informações da revista Exame, um dos primeiros pontos aos quais os novatos precisam ficar de olho é a definição de uma área de interesse. Como mencionado, 2023 está repleto de editais abertos que compreendem área fiscal, carreira militar e trabalho em prefeituras. Cada um desses setores pede por competências e habilidades específicas.

A orientação é buscar compreender quais são os pontos fortes presentes e aqueles a desenvolver, que tipo de função precisa ser desempenhada, bem como avaliar outros fatores, como remuneração e benefícios. Dessa forma, será mais fácil elaborar um plano de estudos.

Outro ponto essencial para quem está iniciando nesta jornada é nunca deixar de ler o edital. Esse documento contém todos os detalhes do concurso, como data das provas, como vai funcionar cada etapa e o conteúdo programático abordado nas avaliações. Portanto, consultar esse material evita qualquer tipo de surpresa desagradável.

Mais um pilar essencial na preparação é o cronograma de estudos, que ajudará o estudante a se preparar para as matérias de forma mais equilibrada, ou seja, será possível dedicar tempo suficiente para cada conteúdo. A vantagem aqui é elaborar algo adaptado à rotina para que os estudos funcionem na prática.

Essa lista também mostra que a revisão é algo crucial no processo preparatório, para não esquecer o que foi estudado. Por essa razão, a revisão precisa fazer parte desse cronograma mencionado.

Por fim, um dos fatores que não pode ficar de fora, sendo ele o mais importante, é o cuidado com a saúde mental. Os candidatos podem enfrentar uma rotina desgastante, o que acaba desanimando-os durante o processo. Por isso, realizar alguma atividade física, além de ter uma boa noite de sono e uma alimentação saudável são todos itens que precisam estar incluídos nesse processo, desde o início da preparação.