Foto Reprodução – O Globo
Criado com o objetivo de financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) oferece empréstimo para MEI (microempreendedores individuais) com condições especiais.


Por meio deste empréstimo, micro e pequenos empreendedores podem obter até R$ 20 mil para capital de giro e investimentos como obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados, e compra de insumos e materiais.

O Microcrédito BNDES é destinado a pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte – que obtenham receita bruta igual ou inferior a R$ 360 mil em cada ano-calendário.  

A taxa de juros do empréstimo do BNDES é negociada entre o agente operador e o cliente, não podendo exceder 4% ao mês, considerando todos os encargos. Já a taxa administrativa poderá ser cobrada pelo agente operador no ato da abertura de crédito, não ultrapassando 3% sobre o valor financiado.

Como fazer o empréstimo
A solicitação do Microcrédito BNDES pode ser feita por meio do Canal MPME. Também é possível se dirigir ao agente operador do BNDES Microcrédito ou consultar as instituições financeiras que oferecem redes próprias de agentes operadores de microcrédito.