Foto Reprodução – FEEAC/RS
O empréstimo que permite antecipar o saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um recurso que vem sendo cada vez mais buscado, principalmente por pessoas negativadas (nome sujo), que não conseguem a aprovação de crédito pessoal.


Isto porque a modalidade não exige análise de crédito, estando disponível inclusive para pessoas com score baixo junto ao Serasa.

O Empréstimo FGTS permite antecipar parcelas do saque aniversário, a que todo trabalhadores tem o direito de sacar anualmente, no mês do aniversário, desde que tenha aderido à modalidade.

Quem não adere à modalidade permanece no saque-rescisão, que permite o saque total dos saldos das contas do FGTS em caso de demissão sem justa causa – vale ressaltar que a adesão ao saque aniversário faz o trabalhador perder esse direito.

Quem já aderiu à modalidade e quiser contratar o Empréstimo Saque Aniversário do FGTS deve aprovar a opção de crédito no aplicativo da Caixa Econômica Federal, independente da instituição financeira que for solicitar o empréstimo.

Para saber se tem direito ao saque aniversário, os trabalhadores precisam acessar o aplicativo FGTS, onde podem indicar uma conta bancária para receber o valor da modalidade, que demora cinco dias para ser depositado. O trabalhador poderá fazer o saque até dois meses após o mês de aniversário. A solicitação do saque aniversário é feita diretamente no aplicativo do FGTS.

No aplicativo do FGTS, o trabalhador pode simular o valor máximo de empréstimo que pode ser contratado junto às instituições financeiras, tendo como garantia o saque aniversário.

Alguns bancos possibilitam a antecipação de até dez parcelas do saque aniversário do FGTS, com juros oscilando de acordo com as condições de pagamento e a instituição. Confira a seguir.

Bancos que oferecem Empréstimo FGTS
Banco Inter (10 anos)
Banco BMG (10 anos)
Banco PAN (7 anos)
Banco Safra (7 anos)
Serasa Ecred (7 anos)
Caixa Econômica Federal (5 anos)