Foto Reprodução – G1 - Globo
Quando você compra (não aluga) novos equipamentos movidos a energia solar que geram eletricidade ou aquecem água, ou compra equipamentos de armazenamento de energia solar, geralmente você pode reivindicar o Crédito de Energia Limpa para reduzir sua conta de energia. Em um esforço para encorajar os brasileiros a usar energia solar, o governo federal zerou impostos para sistemas solares.


O decreto presidencial zera a cobrança de PIS, CONFINS, IPI e Imposto de Importação de todos os componentes necessários para a construção de painéis solares. A medida vai valer até 2026 para estímulo da indústria local. Apesar disso, a redução de valores só vai ser sentida pelos consumidores em médio prazo já que a indústria precisa se adaptar para a nova demanda.

Energia solar
Se você está pensando em instalar um sistema de painel solar, é importante considerar os benefícios e as desvantagens de usar a energia solar. A energia solar é uma solução de energia revolucionária para proprietários de qualquer tipo, mas, como qualquer decisão de energia, optar pela energia solar tem várias vantagens e desvantagens que você deve ter em mente.

Os painéis solares no telhado não são perfeitos para todos, mas tudo bem – como qualquer outro produto de eletrificação residencial, os painéis solares oferecem benefícios claros aos proprietários que precisam de redução na conta de energia.

Os prós da energia solar superam os contras na maioria das situações: para a maioria dos compradores de energia solar, o benefício de economizar nas contas de energia é suficiente para fazer a energia solar valer a pena. Além disso, os painéis solares podem agregar valor à casa e fornecer proteção contra o aumento dos custos de energia.

As vantagens
São muitos os benefícios de instalar um sistema solar em sua casa ou empresa. Aqui está nossa lista das vantagens mais importantes da energia solar a serem lembradas:

A energia solar reduz (e às vezes elimina) contas de eletricidade.
Os painéis solares aumentam o valor da sua casa.
Reduz suas emissões de carbono.
Uma instalação solar protege contra o aumento dos custos de energia.
Você pode ganhar dinheiro de volta com seu investimento em energia solar.

A energia solar é uma fonte de energia versátil.
Muitas vezes, você pode “vender” energia solar de volta à rede.
A energia solar é uma fonte de energia de baixa manutenção.
Desvantagens
A energia solar não é perfeita – aqui estão algumas desvantagens da energia solar a serem lembradas ao considerar a instalação de painéis solares:

A energia solar não funciona para todos os tipos de telhado.
Energia Solar não é ideal se você está prestes a se mudar.
Os custos iniciais podem ser altos.
Os painéis solares não funcionam à noite.
Os painéis solares contêm metais tóxicos.
Encontrar o instalador certo pode ser um processo desafiador.
Vale a pena investir em energia solar?

Embora existam altos custos iniciais, a energia solar vale a pena para a maioria dos proprietários. Na maioria dos cenários, os prós da energia solar superam em muito os contras. A energia solar é uma fonte de energia renovável cada vez mais acessível, ajudando você a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, enquanto economiza dinheiro considerável em suas contas de eletricidade.