Foto Reprodução – Capitalist
Os trabalhadores que têm direito ao PIS Pasep e ainda não realizaram o saque do abono salarial em 2023 têm somente até o dia 28 de dezembro para fazer a retirada do dinheiro.


O valor do PIS Pasep pode chegar a R$ 1.320, dependendo do tempo trabalhado pela pessoa em 2021 (ano-base). Quem trabalhou todos os meses, recebe o valor integral. Já aqueles que trabalharam menos tempo, recebem o valor proporcional.

Tem direito ao abono salarial os trabalhadores que atuaram com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021 (ano-base), com remuneração de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso estar inscrito no PIS ou Pasep há, no mínimo, cinco anos.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada. Já o Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil e destinado aos servidores públicos.

Para quem é cliente da Caixa, o banco depositou o dinheiro na conta corrente ou poupança. Quem não é cliente teve o valor depositado na conta poupança digital – ele pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

O calendário do PIS Pasep 2023 durou entre fevereiro e julho. O pagamento foi realizado de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores no caso do PIS, e com o último digito do número de inscrição no caso do Pasep.

PIS Pasep 2023: consulta
Para consultar se tem direito ao saque do PIS Pasep o trabalhador deve acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no portal gov.br, ou pelo telefone 158.